Câmara de Salvador aprova Plano de Carreira do Magistério após acordo com professores
- Redação BA071
- 1 de out.
- 1 min de leitura

Reginaldo Ipê / CMS
A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou, na tarde desta quarta-feira (1º), o projeto de lei complementar que formaliza o acordo entre o Executivo municipal e os professores do município, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), sobre o Plano de Carreira do Magistério.
A aprovação, por unanimidade, ocorreu após impasse com os docentes em relação a alguns itens do acordo. No início da semana, houve uma reunião conjunta entre as comissões temáticas para debater a proposta.
No documento, foram incluídos benefícios complementares como gratificações por otimização de tempo para professores aposentados e inativos, o acréscimo de um novo nível no percentual de 20%, além de ajuda de custo, avaliada em 50% do valor do salário para que o profissional da educação permaneça no exercício da função.
Na capital baiana, os entraves entre a prefeitura e os professores atingiram o ápice com a greve da categoria no primeiro semestre de 2025. A paralisação foi encerrada em julho, após 74 dias, diante da oferta de um acordo feita pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil).















