top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Sisu 2026: MEC anuncia que usará as três últimas notas do Enem para seleção

Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança significativa para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu): as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – 2023, 2024 e 2025 – serão utilizadas para a inscrição, classificação e seleção dos candidatos.


Para o processo seletivo, será considerada a nota da edição do Enem que resultar na melhor média ponderada do candidato, conforme a opção de curso escolhida, desde que ele não tenha participado como treineiro.


Essa novidade está detalhada no Edital nº 22/2025, publicado no Diário Oficial da União (DOU) na última segunda-feira (20). O edital se refere à adesão de instituições de ensino superior (IES) públicas e gratuitas ao Sisu 2026 e pode ser consultado na íntegra no Portal de Acesso Único, na página do Sisu.


As IES interessadas em aderir devem garantir a oferta mínima de duas vagas em cada curso e turno que desejarem participar. Independentemente da quantidade total de vagas e das políticas de ações afirmativas adotadas pela instituição, será assegurada no mínimo uma vaga de ampla concorrência.


O prazo para a adesão das instituições interessadas em participar do Sisu 2026 será desta segunda-feira (27) até o dia 28 de novembro. Todos os procedimentos deverão ser realizados exclusivamente pela plataforma Sisu Gestão. Para preencher o termo de adesão, as IES devem ter finalizado a ocupação das vagas referentes à última edição do Sisu da qual participaram.


As instituições poderão, inclusive, reabrir e alterar o termo de adesão durante o período, sendo válidas as informações constantes no documento mais recente assinado pelo representante legal no Sisu Gestão.

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page