top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Outubro Rosa: Campanha para rastreamento do câncer de mama oferta 40 mil mamografias em todo o estado

ree

Camila Souza/GOVBA


Uma ação do Governo da Bahia da edição 2025 do Outubro Rosa inicia nesta quarta-feira (1º), às 7h, uma intensa campanha de rastreamento do câncer de mama. O lançamento acontece na Arena Fonte Nova, em Salvador.


A meta da campanha é oferecer 40 mil mamografias ao longo do mês para mulheres de 40 a 69 anos. Os exames estão sendo agendados previamente pela plataforma BA.GOV.BR.


Em Salvador, o rastreamento será realizado em carretas móveis com capacidade para até 154 procedimentos diários. As unidades estarão distribuídas em 14 bairros, incluindo Nazaré, Cabula, Bonfim, Piatã e Cajazeiras. O calendário detalhado está disponível no site da Secretaria de Saúde (www.saude.ba.gov.br).


O interior do estado será atendido pelas 24 Policlínicas Regionais, localizadas em cidades estratégicas como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Ilhéus e Barreiras. Nesses municípios, o público-alvo deve procurar as Secretarias Municipais de Saúde para realizar o agendamento dos exames.


Maior incidência entre mulheres


O câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre as mulheres na Bahia e no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o estado deve registrar 4.230 novos casos da doença em 2025.


A Bahia já contabilizou 912 mortes por câncer de mama até 18 de setembro de 2025. O número já se aproxima dos totais registrados nos anos anteriores, que foram de 1.349 mortes em 2024 e 1.224 em 2023. As internações pela doença somam 2.842 até setembro deste ano.



Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page