Lula volta à Bahia para inauguração da BYD em Camaçari
- Redação BA071
- 30 de set.
- 1 min de leitura

Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é presença confirmada na cerimônia de inauguração da fábrica de veículos elétricos da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, marcada para o dia 9 de outubro.
Além do petista, estarão presentes executivos globais da companhia, como o fundador e presidente mundial Wang Chuanfu. A abertura da fábrica chegou a ser anunciada pelo vice-presidente sênior da montadora, Alexandre Baldy, para 26 de junho, e depois para 1º de julho. O atraso da formalização, apontado por Baldy, ocorreu devido a atrasos em licenças, como a ambiental.
A capacidade instalada inicial é de 150 mil veículos por ano. Segundo a presidente das Américas e vice-presidente global, Stella Li, a linha de montagem começará com o elétrico compacto Dolphin Mini, além do SUV híbrido Song Pro e do sedã híbrido King. Os dois últimos foram desenvolvidos com a participação de engenheiros brasileiros.
Até o mês de janeiro, o Governo Federal liberou uma cota de importação de peças com isenção de imposto. A alíquota atual de 10% foi mantida para a importação das unidades SKD (peças semidesmontadas) que servirão de base para a montagem inicial no país.















