Lula encontra Papa Leão XIV no Vaticano e convida pontífice para a COP30
- Redação BA071
- 13 de out.
- 2 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, foram recebidos pelo Papa Leão XIV no Vaticano. O encontro, que focou na luta global contra a fome e a desigualdade, culminou em um convite presidencial para que o Pontífice participe da COP30, no Brasil.
O presidente brasileiro parabenizou o Santo Padre por sua primeira Exortação Apostólica, a "Dilexi Te", um documento recém-lançado que trata do amor preferencial aos mais pobres.
"Parabenizei o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e por sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e que considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos", escreveu Lula em sua conta oficial na rede social X (antigo Twitter).
Durante a audiência, o combate à miséria dominou a pauta. Lula destacou os resultados do Brasil, que "em dois anos e meio [o país] tirou pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome", e ressaltou seu elo histórico com a Teologia da Libertação e o trabalho social da Igreja Católica no país. O petista mencionou sua proximidade com figuras religiosas como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler.
Em outro ponto da conversa, o presidente fez um convite formal para que o Papa Leão XIV viaje a Belém (PA) em novembro, para a 30ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Lula enfatizou a relevância do evento ser sediado pela primeira vez "no coração da Amazônia".
Apesar da importância do tema, o Papa informou que não poderá comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu que o Vaticano enviará uma representação para a conferência. O pontífice, no entanto, expressou o desejo de visitar o Brasil em um momento oportuno, onde, segundo Lula, "será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro".
A comitiva brasileira que acompanhou o presidente incluiu os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), a senadora Ana Paula Lobato, a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Vieira.















