top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Jerônimo comenta expectativa de aprovação pela Alba da SePonte na próxima semana

ree

Joá Souza / GOV/BA


O governador Jerônimo Rodrigues disse aos jornalistas durante o Bahia Tech Experience (BTX 2025), maior evento de startups do Nordeste, nesta quinta-feira (2), no Centro de Convenções de Salvador, que a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) deve aprovar já na próxima semana a criação da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste (Seponte), nova pasta que terá como foco gerir e acompanhar a execução da obra da Ponte Salvador-Itaparica.


A Seponte será criada a partir da reestruturação de uma superintendência da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).


"É possível que na próxima semana a gente já tenha isso. Nós vamos retirar da SEINFRA uma superintendência e criar uma estrutura para que possa cuidar, tomar conta agora, porque é uma fase estratégica para a gente," afirmou o governador, destacando a necessidade de dedicação total à próxima etapa do projeto.

A Seponte terá responsabilidades cruciais para o avanço do Sistema Viário Oeste. Segundo o governador, a nova estrutura será responsável por:


  • Cuidar das obras e montagem de canteiros.

  • Gerir o processo de desapropriações necessárias.

  • Acompanhar o processo do projeto "par e passo".


Além da execução técnica, a nova secretaria terá o papel de fortalecer a escuta e o diálogo com diversos segmentos: "seja das prefeituras, dos vereadores, dos empreendedores e daqueles que têm interesse em fazer negócios, não só na ilha, mas do outro lado do continente," destacou Jerônimo Rodrigues.


O governador também reforçou o status de prioridade da obra no âmbito federal, citando a decisão do presidente Lula: "O governo federal, Lula, decretou a ponte como projeto estratégico, ou seja, tem orçamento. Estamos dentro dos prazos normais."


Sobre o cronograma da construção, Jerônimo Rodrigues mantém a expectativa de intensificar os trabalhos ainda em 2025.


"A expectativa minha é que até o final do ano a gente possa ver mobilização mais forte já na preparação para a ponte, que contratualmente a previsão [é de] começar em maio, junho [de 2026]."

A criação da Seponte é vista pelo governo como um passo essencial para dar o foco e o suporte administrativo necessários a uma das maiores e mais complexas obras de infraestrutura em andamento no estado.

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page