Governo lança Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas
- Redação | BA071

- 2 de out. de 2023
- 1 min de leitura
Iniciativa terá R$ 900 milhões, entre 2023 e 2026, para enfrentamento

Foto: Cadu Gomes/Secom
O governo Lula lançou nesta segunda-feira (2) o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas, com o objetivo de fortalecer as atividades de investigação criminal e inteligência. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou que o investimento no programa de enfrentamento das facções será de R$ 900 milhões, entre 2023 e 2026.
Segundo anunciou o Portal Metrópoles, parte da verba é proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública, formado por recursos das loterias. Entre os objetivos do programa está a integração das diferentes forças de segurança, incluindo as inteligências, para combater as facções criminosas.
Outro nome que integrará as interlocuções do programa é o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), para buscar maior coordenação nas ações nessa área, que, segundo ele, têm estado desarticuladas.
“Vamos organizar ações com os ministros Dino e Múcio. Ações voltadas ao controle de armas e drogas, nas fronteiras, nos aeroportos e nos portos. A gente não pode permitir que, enquanto nosso adversário, que é o crime organizado, está organizado nacionalmente, nós estejamos desintegrados e desarticulados. Precisa colocar todo mundo junto. Meu papel é mais de articulação e integração”, afirmou Costa.















