Fim da autoescola obrigatória: Lula dá aval para baratear CNH
- Redação BA071
- 1 de out.
- 1 min de leitura

Gabriel Jabur / Agência Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou, nesta quarta-feira (1º), o fim da obrigatoriedade de frequentar autoescola para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil. O objetivo da mudança é baratear o custo para tirar o documento.
Antes de implantar a medida, uma audiência pública está prevista para ser lançada pelo Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho já nesta quinta-feira (2) e terá uma duração de 30 dias. O ministro defendeu a iniciativa, afirmando que a obrigatoriedade dos centros de formação de condutores acabou criando um "sistema excludente".
"As pessoas dirigem sem carteira, o que é o pior dos mundos", declarou o ministro. "E o presidente Lula está tomando uma decisão importante, porque o que o Brasil tem é exclusão", acrescentou, ressaltando o impacto social da medida.
De acordo com dados do Ministério dos Transportes, o custo médio atual para obter a CNH é de R$ 3.216. Desse total, 77% (R$ 2.469) são gastos com as aulas teóricas e práticas da autoescola, ficando o restante para exames médicos e taxas do Detran.















