Em visita à Bahia, Lula prevê fim de tensão com EUA
- Redação BA071
- 9 de out.
- 1 min de leitura

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (9), durante a inauguração da Fábrica da BYD em Camaçari, que o conflito diplomático e comercial entre o Brasil e os Estados Unidos caminha para uma solução. A relação entre os dois países foi abalada desde a imposição de tarifas e sanções pelo governo de Donald Trump.
"Eu tive uma conversa com o presidente Trump segunda-feira. Meia hora no telefone e, eu acho que também o nosso problema com os Estados Unidos será resolvido”, afirmou Lula em seu discurso.
O petista reforçou a posição do Brasil de buscar uma relação multilateral e cordial com todas as nações, um princípio que, segundo ele, impediu o país de ceder às imposições de Trump, especialmente por serem baseadas em acusações que Lula classificou como "mentiras".
O presidente aproveitou o evento para reafirmar a soberania nacional, citando as vastas riquezas do país: “Esse ato aqui é a demonstração de que nós estamos criando uma pátria soberana. Um país que tem a maior reserva florestal do mundo, um país que tem 12% da água doce do planeta Terra...", destacou Lula, citando ainda as extensas fronteiras secas e marítimas.















