Cópia de Após reportagem no Jornal Nacional, Tinoco dispara contra VLT: "Vergonha"
- Denis França
- 31 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
O vereador de Salvador, Claudio Tinoco (UB), utilizou as suas redes sociais na noite deste sábado (30) para criticar a condução das obras do Veículo Leve de Transporte (VLT), que vai operar no lugar do antigo trem do Subúrbio Ferroviário da capital baiana, desativado em fevereiro de 2021.
Em seu perfil no Instagram, Tinoco compartilhou uma reportagem do Jornal Nacional na noite deste sábado (30), que aponta para o período de mais três anos desde o fim da operação dos trens e o início das obras do VLT. Na legenda da postagem, o vereador lamenta o “descaso” do governo com o Subúrbio.
Ainda de acordo com Tinoco, a matéria não cita que o modal foi inicialmente orçado em R$1,5 bilhão, valor esse que mais triplicou e já está avaliado em R$ 5,2 bilhões, montante “valor contratado com o consórcio chinês até a rescisão do contrato”. “Todas as informações foram enviadas pelo governo para nós através de lei de acesso à informação na época que fizemos audiências públicas pedindo a rescisão do contrato”, escreveu o vereador.
Ao longo da última semana, o VLT tomou conta do noticiário no Estado. Na última segunda-feira (25), o também vereador Sidninho (Podemos) apresentou uma ação popular na Justiça pedindo para que a licitação do modal fosse suspensa sob a alegação de irregularidades no processo licitatório, atitude classifica como “irresponsável” pelo governador Jerônimo Rodrigues.
Mesmo com o pedido de suspensão da licitação, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou nesta segunda-feira (25) ato de apresentação de propostas e preços para as obras nos três trechos previstos para o VLT.
Já na última quarta-feira (27), a presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende, derrubou a liminar que barrava a licitação do VLT do Subúrbio de Salvador.