Ciro Gomes se filia ao PSDB e planeja disputar o governo do Ceará em 2026
- Redação BA071
- 19 de out.
- 1 min de leitura

Menos de 24 horas após se desfiliar do PDT, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, confirmou sua nova casa política: o PSDB. A informação foi oficializada pelo presidente estadual da sigla, Ozires Pontes, que também revelou a intenção de Ciro de concorrer ao governo do Ceará nas eleições de 2026.
A formalização da filiação deve ocorrer “em poucos dias”, com expectativa de uma cerimônia em Fortaleza já na próxima quarta-feira (22). "O Ceará quer o Ciro de novo," afirmou Ozires Pontes, endossando as aspirações eleitorais do político, que governou o estado entre 1991 e 1994.
A chegada de Ciro ao PSDB, um partido de vertente mais ligada ao centro, reconfigura o cenário político cearense. O PSDB se projeta agora como um dos principais articuladores da oposição ao atual governador, Elmano de Freitas (PT).
Ciro Gomes é conhecido por ser um dos mais fervorosos críticos tanto do governador Elmano de Freitas quanto do Partido dos Trabalhadores (PT) e do presidente Lula (PT). Sua filiação ao PSDB deve intensificar a polarização no estado e consolidar o partido como a plataforma anti-petista no pleito de 2026.
Ciro Gomes estava filiado ao PDT desde 2015. Pela sigla, ele disputou a Presidência da República por três vezes, sendo derrotado em primeiro turno em todas as ocasiões. O político enviou uma carta solicitando sua desfiliação na última sexta-feira (17). Sua saída ocorre após anos de constante repúdio à aproximação e à relação do PDT com o PT em nível nacional.















