Bolsonaro recebe Tarcísio em meio a pressões do Centrão e incertezas sobre 2026
- Redação BA071
- 29 de set.
- 1 min de leitura

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber nesta segunda-feira (29) o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio chega ao encontro com status de favorito a herdar a liderança da direita na eleição presidencial de 2026, mas ainda cercado de dúvidas sobre o apoio da família Bolsonaro em uma eventual candidatura ao Planalto.
Nos bastidores, lideranças do Centrão intensificaram a pressão para que Bolsonaro, em prisão domiciliar, antecipe o anúncio de apoio ao governador paulista. O grupo teme que uma eventual mudança para regime fechado, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), comprometa articulações políticas. Também cobram uma definição sobre o chamado “PL da Dosimetria”, travado no Congresso, que pode limitar benefícios a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Aliados de Tarcísio avaliam que, até janeiro, ele terá de decidir entre buscar a reeleição em São Paulo — considerada praticamente assegurada — ou arriscar-se numa disputa direta contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Para isso, a garantia de apoio de Bolsonaro é vista como essencial.
No entanto, o caminho não é simples. Entre o ex-presidente e o governador surge a figura de Eduardo Bolsonaro. O deputado federal, radicado nos Estados Unidos e proibido pelo STF de se comunicar com o pai, é considerado por líderes do Centrão um fator de instabilidade que pode travar qualquer acordo sobre a sucessão presidencial no curto prazo.















