Autor de ação, até Hilton se surpreendeu com rapidez de decisão de ministro contra Adolfo
- Redação | BA071

- 11 de fev.
- 1 min de leitura

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) classificou como “surpreendente” a rapidez da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que determinou o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD). Menezes, reeleito no último dia 3 para o seu terceiro mandato à frente do Legislativo estadual, teve sua reeleição questionada pelo parlamentar.
O ministro do STF acatou a Reclamação Constitucional movida por Hilton Coelho, com base na jurisprudência da Corte, que é contrária à reeleição consecutiva para cargos da Mesa Diretora das Casas Legislativas.
Em entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira (11), Hilton Coelho comentou que já havia planejado uma viagem a Brasília, juntamente com a liderança do PSOL na Bahia, para se reunir com o ministro Gilmar Mendes e reforçar os argumentos que embasaram a ação, inicialmente proposta ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
“A decisão rápida do STF foi muito importante para a Bahia. Fomos positivamente surpreendidos e isso demonstra que o STF tem convicção do erro que seria manter Adolfo Menezes na presidência da Assembleia Legislativa. Nosso pedido poderia ter gerado polêmica ou disputas jurídicas, mas não foi o caso. Foi uma decisão rápida. Entramos com a Reclamação Constitucional na sexta-feira e na segunda-feira [ontem] a decisão já foi tomada”, destacou.
O deputado espera que a decisão do STF resulte no afastamento definitivo de Adolfo Menezes da presidência da AL-BA, além de estabelecer um prazo para a convocação de novas eleições para a Mesa Diretora para o biênio 2025-2027.















