Ataque cibernético paralisa aeroportos europeus e causa cancelamentos
- Redação BA071
- 21 de set.
- 1 min de leitura

Um ataque cibernético a um sistema de tecnologia da informação paralisou as operações em, pelo menos, quatro dos principais aeroportos da Europa. O incidente provocou o cancelamento e adiamento de dezenas de voos, gerou longas filas e transtornos para passageiros em Londres (Heathrow), Dublin, Berlim e Bruxelas.
A empresa de tecnologia Collins Aerospace, responsável pelo sistema afetado, informou que trabalha para resolver o problema. O check-in manual foi implementado como alternativa, no entanto, a lentidão no processo gera um cenário de caos e incerteza nos terminais.
O Aeroporto de Bruxelas chegou a solicitar que as companhias aéreas cancelassem metade das decolagens programadas para evitar o acúmulo de passageiros. Segundo a União Europeia, ainda não há indícios de que o ataque seja generalizado ou grave. A origem do incidente está sob investigação, com o apoio da organização para a segurança da aviação, Eurocontrol.
Um relatório da empresa aeroespacial Thales indica que os ataques cibernéticos ao setor de aviação cresceram 600% no último ano. As informações são do Jornal Nacional.













