Após fala de Lula sobre traficantes, Governo Federal divulga nota e reforça combate ao tráfico
- Redação BA071
- 25 de out.
- 1 min de leitura

O governo federal se manifestou na noite da última sexta-feira (24), por meio de uma nota, para reforçar sua posição de "não tolerar o tráfico de drogas" no país. O comunicado foi emitido após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerar controvérsia com uma declaração na Indonésia.
Em agenda oficial, ao comentar a ofensiva dos Estados Unidos contra a Venezuela sob a justificativa de combate ao narcotráfico, Lula havia afirmado que "traficantes são vítimas dos usuários também".
Para contextualizar sua atuação contra o crime organizado, o Palácio do Planalto destacou na nota que o governo "atua com rigor e ações de inteligência" contra o tráfico no Brasil. Como exemplo, foi citada a operação Carbono Oculto, deflagrada em agosto, que desmantelou um esquema bilionário do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis.
O documento classificou a ação como "a maior operação da história contra o crime organizado", ressaltando que ela atingiu "o cérebro financeiro de uma rede mafiosa que, entre outras ações, falsificava combustíveis e realizava a lavagem do dinheiro proveniente de atividades ilícitas".















