Lula e Trump se reúnem na Malásia e iniciam negociações pelo fim do 'tarifaço' americano
- Redação BA071
- 26 de out.
- 1 min de leitura

O aguardado encontro entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Donald Trump, aconteceu neste domingo (26), na Malásia. Os líderes estão no país asiático como convidados da 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) e aproveitaram a oportunidade para uma reunião bilateral.
O encontro, que durou cerca de uma hora e contou com a presença de ministros de Estado, sinalizou uma reaproximação entre os países e o início de negociações concretas. O tema central foi o fim do "tarifaço" imposto pelo governo estadunidense a produtos brasileiros.
Em breve pronunciamento à imprensa antes das conversas a portas fechadas, o presidente Trump manifestou ser uma honra estar com Lula e antecipou que "provavelmente eles fariam 'alguns bons acordos'". Ele acrescentou: "Nós vamos discutir [tarifas] um pouco. Nós sabemos que nós nos conhecemos. Nós sabemos o que cada um quer. Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons [...] e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom."
Lula, por sua vez, defendeu a resolução das divergências e pediu agilidade no início das discussões. Após a reunião, o presidente brasileiro usou a rede social X para detalhar o ocorrido. Ele descreveu a conversa como "franca e construtiva" e informou o principal acerto: "Acertamos que nossas equipes vão se reunir imediatamente para avançar na busca de soluções para as tarifas e as sanções contra as autoridades brasileiras."















