Após críticas de Wagner Moura, governo da Bahia muda coordenação de Teatro da FUNCEB
- Redação BA071
- 30 de set.
- 1 min de leitura

Divulgação
Após críticas do ator Wagner Moura à falta de incentivos públicos à cena cultural na Bahia, principalmente, o teatro, o governo do estado nomeou uma nova Coordenadora para o setor teatral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão ligado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA). A atriz, diretora e produtora Zeca de Abreu assume o posto. A nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30).
Durante a apresentação da peça 'Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo', Wagner Moura afirmou que a cena teatral baiana vem sendo negligenciada. “A cena cultural, teatral sobretudo, depende de incentivos públicos. Acho que isso não está acontecendo. Lamento que não esteja acontecendo nos seguidos governos do PT na Bahia”, declarou o ator, que reforçou a necessidade de maior apoio do poder público ao teatro profissional.
Com 35 anos de trajetória, Zeca de Abreu é fundadora da Ouroboros – Companhia de Investigação Teatral e uma das fundadoras do Movimento Teatro Profissional da Bahia. Ela chega à Diretoria das Artes da FUNCEB com a missão de reforçar as políticas públicas para o setor, priorizando a democratização, a territorialização e a humanidade para os profissionais da área.
"Minha expectativa é contribuir para que essa abertura se traduza em políticas sólidas, contínuas e capazes de fortalecer o teatro em toda a sua diversidade," afirmou a nova coordenadora.
Segundo o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a escolha é fruto de um diálogo que visa "recuperar ações e pautar o futuro do Teatro", combatendo a descontinuidade de políticas estruturantes.















