VLT de Salvador terá mais de mil câmeras de vigilância e wi-fi
- Redação BA071
- 17 de out.
- 2 min de leitura

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) homologou o resultado da Licitação nº 25.005, que define a empresa responsável pela implantação dos sistemas de telecomunicações e de sinalização e controle de trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana.
Durante visita as obras do modal na Estação da Calçada, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizaram a CTB a convocar o consórcio vencedor para a assinatura do contrato.
O Consórcio Sistemas Salvador foi declarado vencedor após a conclusão da análise técnica. O contrato abrange a elaboração dos projetos (básico e executivo), além do fornecimento, montagem, instalação, testes e comissionamento de todos os sistemas.
Esses equipamentos são cruciais para garantir a comunicação entre os trens, o controle centralizado da operação e a segurança da circulação.
Serão implantados ao longo do trajeto 72 km de Fibra Óptica. O objetivo é aumentar a disponibilidade dos sistemas, reduzir falhas e agilizar o atendimento à população. A comunidade também será beneficiada com internet de alta velocidade em todo o traçado, com cobertura da rede em praças públicas e dentro dos trens. Os usuários poderão acessar o Portal do SAC, secretarias e outras ferramentas institucionais do Governo do Estado diretamente de seus dispositivos móveis.
O sistema de segurança contará com 1.100 câmeras distribuídas por todo o traçado que auxiliarão tanto na operação do modal quanto na proteção da comunidade. As imagens serão compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) para implantação de um sistema de reconhecimento facial, apoiando a inteligência da Polícia.
Será criada uma central de vigilância com o monitoramento 24h dentro do equipamento, incluindo paradas menos movimentadas à noite, o que visa oferecer maior segurança, especialmente para mulheres.
Serão implementados sistemas de sinalização que alertarão a população sobre a passagem do trem, visando prevenir atropelamentos e minimizar o impacto no trânsito, ao mesmo tempo em que garantem a velocidade e a segurança do VLT.
Novos trens devem chegar ainda este ano
O projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana já emprega mais de dois mil trabalhadores e representa um investimento total de R$ 5,4 bilhões.
A agenda de acompanhamento das obras incluiu uma visita de inspeção aos Lotes 1 e 2, começando pelo Pátio da Calçada.
As intervenções apresentam avanços significativos:
Lote 1 (Calçada - Ilha de São João): Este primeiro trecho já atingiu 40% de avanço físico.
Lote 2 (Paripe - Águas Claras): O segundo trecho chegou 20% de conclusão.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o VLT irá transformar e valorizar as regiões do Subúrbio Ferroviário e da Cidade Baixa. Ainda segundo Jerônimo Rodrigues, a expectativa é que os primeiros trens cheguem à Bahia ainda neste ano para o início da fase de testes do novo modal.















