O jogo político na Bahia: ACM Neto será candidato ao governo em 2026?
- Yuri Pastori

- 28 de set.
- 2 min de leitura

Ainda há dúvidas se ACM Neto se candidatará ao governo da Bahia nas eleições de 2026. Alguns adversários políticos dizem que o ex-prefeito de Salvador calculará melhor a rota e desistirá na última hora como fez nas eleições de 2018, quando colocou José Ronaldo para concorrer no seu lugar e enfrentar o então governador Rui Costa (PT).
Segundo esses oponentes, o caminho do neto do senador Antônio Carlos Magalhães é migrar para uma candidatura a deputado federal. Nesse caminho, o vice-presidente do União Brasil seria um grande puxador de votos da sigla. Em entrevista recente à rádio Sociedade, Neto negou que tenha desistido da candidatura.
"‘Isso é especulação. É impressionante porque a gente vê especulação de todo tipo, algumas inclusive plantadas por adversários políticos nossos, o que eu lamento profundamente. Lamento que, inclusive, alguns veículos sérios de comunicação acabem sendo enganados por pessoas que querem espalhar fake news e disseminar inverdades. Eu não sei de onde é que tiraram esse comentário", afirmou.
O entorno do ex-prefeito evita falar sobre o tema, mas há um desconforto dos aliados com a demora de ACM Neto em firmar acordos eleitorais com antecedência. A única movimentação foi a aproximação com o ex-ministro da Cidadania João Roma, com quem fez as pazes após a ruptura política, quando Roma foi para a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) sem aviso prévio ao cacique político.
Enquanto isso, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) tem buscado atrair grupos políticos que marcharam com o adversário na eleição anterior. A aposta de aliados é que a incerteza que paira sobre o futuro político do líder do União Brasil pode gerar novos dissidentes. Será? Os próximos capítulos dessa história prometem e o desfecho a gente deve conhecer até pelo menos o início do ano que vem.














