Jerônimo Rodrigues defende indicação de Josias Gomes ao TCE-BA e projeta 'grande contribuição'
- Redação BA071
- há 12 minutos
- 2 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) defendeu nesta segunda-feira (15) a indicação do deputado federal Josias Gomes (PT) para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A indicação visa preencher o posto que estava vago desde o falecimento de Pedro Henrique Lino, em setembro do ano passado.
Durante coletiva realizada na vistoria técnica das obras de macrodrenagem do Canal Mangabeira, em Salvador, Jerônimo Rodrigues detalhou o processo que culminou na escolha de Josias Gomes. O governador assegurou que a formalização da indicação seguiu todos os trâmites legais e judiciais, incluindo um debate com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o Supremo Tribunal Federal (STF) e entidades de classe, que confirmou a prerrogativa do executivo estadual para preencher a vaga.
"É uma indicação condicionada, inclusive judicial. Nós fizemos tudo o que a justiça pediu. Encaminhamos o projeto de lei para abrir a vaga no TCE. Dialogamos com o TCE. A combinação foi toda cumprida no campo da política," afirmou o governador.
Com a etapa do Executivo concluída, o processo agora segue para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Josias Gomes será submetido à sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, se aprovado, terá seu nome avaliado pelo plenário da Casa.
A expectativa é de celeridade: a votação pode ocorrer já nesta terça-feira (16), antes do início do recesso parlamentar. Jerônimo Rodrigues manifestou confiança na aprovação do nome e na capacidade do indicado.
"Agora é a vez da Assembleia fazer o papel dela. Meu papel enquanto indicador da vaga foi feito. O grupo político entende da importância da gente ter uma pessoa que contribui com a política do Estado, como deputado federal e secretário de Estado. Dará uma grande contribuição ao Tribunal de Contas", concluiu o governador.















