Jerônimo participa de celebrações de Corpus Christi em Rio de Contas e reforça apoio ao turismo religioso
- Redação | BA071

- 19 de jun.
- 2 min de leitura

As celebrações de Corpus Christi em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, reuniram moradores e visitantes na manhã desta quinta-feira (19) para uma missa campal na praça da Igreja Matriz, presidida pelo bispo Dom Vicente. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) acompanhou o ato religioso ao lado dos secretários estaduais de Turismo, Maurício Bacelar, e de Relações Institucionais, Adolpho Loyola.
A presença do chefe do Executivo baiano reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento das manifestações culturais e religiosas no interior do estado. "Estar aqui, ao lado do povo de Rio de Contas, em um momento tão simbólico, é muito especial. Essa festa carrega tradição, fé e identidade cultural. Apoiar e prestigiar é também uma forma de fortalecer o turismo religioso e valorizar a cultura baiana", afirmou Jerônimo.
Na noite anterior, o governador também participou da tradicional Noite das Lanternas, quando moradores e turistas percorrem as ruas da cidade com lamparinas acesas, em um cortejo que ocorre com as luzes públicas apagadas.
Durante a manhã desta quinta, o Centro Histórico ganhou ainda mais cor com os tapetes de serragem e areia confeccionados por voluntários, retratando símbolos litúrgicos e mensagens de fé. O cortejo foi embalado pela Filarmônica Beneficente Lira dos Artistas e atraiu olhares de riocontenses e turistas.
"É uma emoção muito grande. Um momento de muita devoção ao Santíssimo, que é o Corpo de Cristo. É maravilhoso ver a quantidade de pessoas que vêm nos prestigiar", disse a moradora Andréa Mafra.
O prefeito de Rio de Contas, Célio Pelissari, destacou o impacto positivo do evento para a cidade. "Um sentimento de gratidão e de fé. Um momento muito bonito, de agradecimento a Deus e às pessoas que escolheram Rio de Contas para passar o feriado de Corpus Christi", afirmou.
O secretário Adolpho Loyola também enfatizou a importância da agenda. "É a valorização da cultura do interior da Bahia, do sertanejo. Estamos na Chapada Diamantina prestigiando essa cidade histórica. Para o Governo do Estado, reforça-se o compromisso com as tradições de mais de 300 anos e com todos os cantos da Bahia", disse.















