Jerônimo diz confiar em saída da ViaBahia e atribui atraso à demora na aprovação do orçamento
- Redação | BA071

- 17 de abr.
- 2 min de leitura

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira (16), que está confiante na formalização do distrato entre o governo federal e a concessionária ViaBahia, responsável pela administração das BRs-324 e 116 na Bahia. Segundo ele, a demora no processo se deve ao atraso na aprovação do orçamento da União pelo Congresso Nacional, o que impediu o pagamento da indenização de R$ 892 milhões para encerrar o contrato.
“Eu estou muito seguro que o governo federal vai cumprir”, declarou o governador durante coletiva de imprensa, ao ser questionado pelo site Política Livre.
O contrato com a ViaBahia tem sido alvo constante de críticas, inclusive por parlamentares da base aliada, devido ao descumprimento de obrigações contratuais relacionadas à manutenção e melhorias nas rodovias federais. Uma comitiva de deputados estaduais baianos deve se reunir em Brasília nos próximos dias para cobrar celeridade no processo, mas Jerônimo informou que não fará parte do grupo.
“Eu não irei. Já dialoguei tanto com o ministro Renan [Filho, dos Transportes] quanto com o ministro Rui Costa [Casa Civil], e ambos me informaram que o governo aguardava apenas os prazos legais. Era para acontecer no fim de março, mas houve esse problema do orçamento. Por isso estou tranquilo. Vai acontecer o processo do DNIT assegurar a transição até que se tenha um novo projeto de licitação”, explicou.
O governador também afirmou ter acionado o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir a continuidade de serviços essenciais, como guincho e iluminação, durante a transição entre a atual e a futura concessionária.
“Isso está garantido, está escrito no processo. Agora é aguardar que o Ministério dos Transportes prepare o projeto para licitação. A expectativa é que, até o início ou meados do próximo ano, tenhamos uma nova empresa responsável pelas BRs 324 e 116”, completou.















