Jerônimo Rodrigues defende mais tempo para governar e menos eleição
- Redação BA071
- 2 de out.
- 2 min de leitura

Joá Souza / GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) manifestou sua posição em favor da extensão dos mandatos eletivos em nível nacional, alegando que o modelo atual, com eleições frequentes, sobrecarrega a máquina pública e desvia o foco da gestão. As declarações foram feitas a jornalistas, nesta quinta-feira (2), no Centro de Convenções de Salvador, durante a segunda edição do Bahia Tech Experience (BTX 2025), o maior evento de startups do Nordeste.
Jerônimo defendeu que um mandato mais longo seria benéfico tanto para a economia quanto para a dedicação dos gestores públicos.
"Eu sempre defendi que a gente pudesse evitar o cansaço e o custo das eleições," afirmou o governador. "Praticamente nós temos eleições de dois em dois anos, mas que começa no ano anterior e sempre termina no ano seguinte. Então, é sempre uma eleição atrás da outra."
O governador fez referência aos debates sobre mandatos de cinco anos, embora tenha ressaltado não estar acompanhando de perto o tema no momento. Ele destacou, no entanto, que o aumento do período para quem é eleito é vital para garantir tempo hábil para governar.
"A expectativa é que a gente possa garantir, não digo um descanso, mas que a quem seja eleito possa ter um tempo de poder governar. A gente acaba se envolvendo com a campanha de dois em dois anos. Isso, pelo menos, é um ano aí envolvendo de campanha, seis meses antes, seis meses depois, a gente acaba tendo um ano ainda de eleição e de ressaca para quem ganha e para quem perde."
Para Jerônimo Rodrigues, o ideal seria chegar a um consenso que beneficie o país. "Minha expectativa é que a gente possa chegar num consenso, seja o melhor para a economia dos orçamentos públicos e de dedicação do tempo de quem se elege governador" , finalizou.















