“Erro de boa-fé”: secretário pede desculpas após vazamento de nomes de pessoas com HIV em Feira de Santana
- Redação BA071
- 22 de set.
- 1 min de leitura

O secretário de Mobilidade Urbana de Feira de Santana, Sérgio Carneiro, pediu desculpas nesta segunda-feira (22) pela publicação, no Diário Oficial do Município, de uma lista com mais de 600 nomes de pessoas vivendo com HIV, além de pacientes com fibromialgia e doença falciforme. O erro ocorreu no último sábado (20), quando a prefeitura divulgou um decreto sobre a suspensão do Passe Livre para esses grupos.
Em entrevista ao programa Acorda Cidade, Carneiro afirmou que a divulgação foi um “ato de boa-fé”, com a intenção de evitar que os beneficiários fossem surpreendidos ao tentar utilizar o transporte público. “Eu assumo o nosso erro, peço desculpas. No intuito de boa-fé, não houve nenhuma má-fé nisso. Tentamos dar a oportunidade para que essas pessoas apresentassem defesa, mas, por um equívoco, os nomes terminaram sendo publicados”, declarou.
A repercussão foi imediata e gerou críticas nas redes sociais e em todo o estado, principalmente pela exposição de dados sensíveis e pela falta de cuidado da gestão municipal.
Após a polêmica, a prefeitura retirou o Diário Oficial do ar no domingo (21), e o portal permanece fora de funcionamento até esta segunda-feira. “Infelizmente, foi entendido de outra forma. A comunicação não é o que você fala, mas o que as pessoas entendem. E elas se sentiram atingidas. Então, eu só tenho que lamentar e pedir desculpas”, acrescentou o secretário.
Sérgio Carneiro também comentou sobre o subsídio pago pela prefeitura para garantir direitos como o Passe Livre para idosos, mas reforçou que não há, neste momento, possibilidade de reverter a suspensão do benefício para os demais grupos.













