top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Com IDEB abaixo da média nacional, Lauro de Freitas busca inspiração em Sobral para reverter crise na educação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Após enfrentar uma greve de professores no mês de julho e com uma herança de indicadores de educação básica abaixo da média nacional, a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), e uma comitiva composta por representantes do Poder Executivo, Legislativo e entidades representativas da educação, incluindo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), participaram do 2º Encontro de Embaixadores da Educação, realizado em Sobral (CE), município referência nacional em qualidade do ensino.


Segundo a Prefeitura de Lauro de Freitas, o objetivo da viagem ao Ceará é aprofundar o diálogo entre gestão, poderes públicos e entidades representativas na busca por estratégias que contribuam para o avanço da educação municipal.


A programação teve início na última terça-feira (7), com uma visita guiada à Escola Professora Yêdda Frota, que obteve nota 9,6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e 10 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).


“Hoje estamos acompanhando de perto cada detalhe, conhecendo como funciona na prática uma escola que é referência nacional. Cada passo que damos neste dia maravilhoso será uma oportunidade de levarmos novas ideias e experiências para fortalecer a educação em nossa cidade”, afirmou a prefeita.

A comitiva de Lauro de Freitas é composta pela titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade; o presidente da Câmara de Vereadores, João Raimundo Damacena dos Santos (vereador Juca); o vereador Sapucaia; o presidente da ASPROLF, Valdir Silva; o representante do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB), Rafael Costa; e o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Marcos Felipe Marques.


Números da educação em Lauro de Freitas estão abaixo da média nacional


Os dados do Ideb de Lauro de Freitas medido em 2023 (último ano em que o indicador foi aferido) estão abaixo da média nacional. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), Lauro de Freitas teve nota 4,6, enquanto a média geral no país foi de 6,0.


Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda pior: 3,6 contra 5,0 da média em todo o país.

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page