top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Bar tradicional no Pelourinho é alvo de operação contra suspeita de bebidas adulteradas

Foto: Milena Brito / Ascom PCBA
Foto: Milena Brito / Ascom PCBA

O tradicional bar “O Cravinho”, um ícone do Pelourinho, localizado no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, foi alvo de uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da Vigilância Sanitária na tarde desta quinta-feira (16). A ação foi motivada pela suspeita de comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.


A operação Bebidas Etílicas ocorre em resposta a recentes casos de internações e mortes no Brasil, associados à ingestão da substância tóxica. O objetivo principal das autoridades é identificar e coibir estabelecimentos que possam estar vendendo produtos irregulares e perigosos.


Durante a fiscalização, as equipes apreenderam e interditaram, com o uso de fitas, alguns barris que continham bebidas alcoólicas. Inicialmente, houve a divulgação de que o bar teria sido completamente interditado. Contudo, o próprio estabelecimento, "O Cravinho", esclareceu a situação.


Segundo o bar, o fechamento ocorreu apenas nas portas do local para permitir a averiguação por parte dos agentes. A administração garantiu que o funcionamento do bar segue normalmente enquanto a operação e a coleta de amostras para análise estavam em andamento. As autoridades não divulgaram um prazo para o resultado das análises das bebidas apreendidas.


O advogado responsável pelo bar, Hans Henrique, negou à imprensa que o estabelecimento foi fechado por suspeita de bebidas adulteradas com metanol. “Em razão do metanol, eles vieram fazer essa análise, mas não existiu nenhuma denúncia, estão fazendo essa operação em todos os bairros do estado. Em relação ao bar, ele não foi interditado, é leviana essa informação, foram os funcionários que fecharam”, afirmou.


Segundo a Polícia Civil, no Centro Histórico foram identificadas irregularidades na fabricação e comercialização de bebidas. O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) interditou a produção por falta de autorização para a fabricação dos destilados. Cinco amostras foram coletadas e serão analisadas pelo DPT.


Entre as bebidas irregulares, também foram identificadas infusões alcoólicas e dois produtos engarrafados, ambos sem registro para produção e comercialização. A proprietária do estabelecimento será intimada para prestar esclarecimentos à autoridade policial.


Operação Bebidas Etílicas também fiscalizou pontos comerciais em Pernambués


Além do Centro Histórico, um depósito no bairro de Pernambués também foi fiscalizado. No local foram encontradas diversas garrafas de cachaça sem origem comprovada, além de produtos vencidos.


O estabelecimento foi autuado pelos órgãos fiscalizadores e teve o material apreendido. O proprietário foi conduzido à Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) e responderá a inquérito por comercialização de mercadorias impróprias para consumo. Amostras dos produtos foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para perícia.


Entrevista com o Delegado Thiago Costa da DECON


Milena Brito / Ascom PCBA

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page