Bahia se consolida como polo da BYD e Jerônimo prevê "revolução" na economia sustentável
- Redação BA071
- 10 de out.
- 2 min de leitura

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, celebrou a implantação da fábrica da chinesa BYD em Camaçari (BA), classificando o estado como "protagonista na produção nacional de veículos sustentáveis". Segundo o governador, a chegada da montadora — que representa um investimento bilionário — trará uma "revolução" para a economia regional e nacional.
"A fábrica brasileira vai revolucionar na geração de empregos, vai trazer uma marca de descarbonização para a nossa economia, [e] vai trazer a possibilidade de olhar o Brasil como potencial para a energia eólica, solar, para a produção de hidrogênio verde", afirmou Jerônimo Rodrigues. Atualmente estão contratados pela empresa 1,5 mil profissionais, brasileiros e estrangeiros, de diversas áreas.
O investimento da BYD na Bahia está estimado em R$ 5,5 bilhões, e a unidade de Camaçari deve se tornar o maior polo industrial da empresa fora da China. A planta será responsável pela montagem de:
Carros de passeio elétricos e híbridos.
Modelos movidos a etanol e gasolina com função elétrica (flex).
A versão flex, lançada durante a cerimônia de inauguração na última quinta-feira (9) no modelo Song Pro da BYD, foi um desenvolvimento da engenharia brasileira da marca, visando atender as especificidades do mercado nacional.
A operação da fábrica começa no primeiro ano no sistema SKD (Semi Knocked-Down), que envolve a montagem dos veículos localmente a partir de peças importadas da China.
A partir de 2026, a produção entrará na fase de nacionalização. Serão incorporadas etapas como estampagem, soldagem e pintura, além de um aumento no uso de componentes brasileiros nos modelos.
Nos próximos cinco anos, o plano de expansão da BYD inclui ainda a implantação de plantas voltadas ao processamento de lítio e ferro fosfato na Bahia. Estes são insumos cruciais para a fabricação de baterias e têm o objetivo de facilitar o acesso às peças e verticalizar a produção no país.















