Apoio de Lula à Ponte Salvador-Itaparica é garantia financeira, diz Jerônimo
- Redação BA071
- 23 de set.
- 1 min de leitura

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que eleva a obra da construção da Ponte Salvador–Itaparica a um projeto prioritário do Governo Federal, inserindo-a no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O anúncio foi celebrado pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que destacou a importância da medida.
"Esse decreto demonstra a parceria e o compromisso do presidente Lula com a Bahia", afirmou o governador.
A inclusão da ponte na lista de investimentos estratégicos garante que a obra terá prioridade no planejamento e na busca por parcerias com o setor privado. Isso significa que todo o processo, desde os estudos técnicos e licitações até o fechamento de acordos com investidores, será agilizado, reduzindo riscos jurídicos e garantindo a execução do projeto.
A qualificação no PPI também reforça a segurança jurídica da obra e, segundo Jerônimo Rodrigues, assegura o apoio financeiro da União.
"Nos dá garantia de que nós temos também o apoio financeiro do governo federal, nos dá garantia na medida que esse dinheiro vai nos ajudar a não recorrer ao mercado financeiro para captar recursos", explicou.
Com mais de 12 quilômetros de extensão, a ponte tem como objetivo ligar Salvador à Ilha de Itaparica e reduzir em mais de 100 km a distância até o Sul e Baixo Sul da Bahia. A obra, que já conta com um acordo firmado com uma concessionária chinesa, é vista como um empreendimento de grande potencial de impacto social e econômico, com a expectativa de gerar milhares de empregos e dinamizar o comércio, o turismo e a indústria na região.















