top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Plano de concessões da Prefeitura de Salvador ameaça patrimônios, diz vereadora


Reprodução / TV Globo
Reprodução / TV Globo

A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou, nesta quinta-feira (18), duramente o Plano Integrado de Concessões e Parcerias de Salvador (PICS), sancionado em 2021, que pode conceder patrimônios históricos e espaços públicos à iniciativa privada. A parlamentar expressou preocupação com a falta de clareza sobre o futuro de locais icônicos como o Elevador Lacerda e a Praça Thomé de Souza.

“O que sabemos, e não foi da prefeitura, é que o elevador vai ter espaço para festa fechada. Desde sempre denunciamos que o PICS não é um projeto de gestão e está mais para PIX, pois é uma transação financeira que transforma a cidade em moeda de troca. Ignorar a opinião da população e conceder patrimônio histórico e serviços essenciais à iniciativa privada sem definir claramente seu destino é desrespeitar a cidadania e a dignidade dos soteropolitanos" pontuou.

"O poder público tem o dever de cuidar da cidade e garantir que os bens e serviços permaneçam públicos, a serviço de todos, e não para enriquecer alguns poucos”, acrescentou a edil. Marta Rodrigues argumentou que a Prefeitura de Salvador promove a "mercantilização da cidade" sem responsabilidade social e que a concessão de bens e serviços públicos beneficia interesses privados.

"As concessões geram lucro para poucos, enquanto a população sofre com abandono, falta de manutenção e precariedade", pontuou, citando como exemplo a Estação da Lapa, onde "as escadas rolantes vivem paradas e a acessibilidade é comprometida".

O outro lado

Nesta quinta-feira (18), o prefeito Bruno Reis negou que irá conceder a Praça Municipal e o Elevador Lacerda para a iniciativa privada. Ele esclareceu que as informações que circulam sobre o assunto é "fake news".

Segundo o gestor, a concessão será realizada apenas no novo Centro de Convenções previsto para ser instalado no Centro Histórico de Salvador. Ainda de acordo com Bruno Reis, a iniciativa será nos moldes do Centro de Convenções da Boca do Rio, que é operado pela GL Events.

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page