Fraude no combustível: Operação combate postos irregulares na Bahia
- Redação BA071
- 18 de set.
- 1 min de leitura

Uma força-tarefa de fiscalização de bombas de combustível está sendo coordenada em todo o país pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É a chamada Operação Abastecimento Seguro. Na Bahia, a ação está sendo conduzida pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) com a colaboração da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Procon-BA, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).
A operação visa combater fraudes que possam prejudicar o consumidor, como o fornecimento de volume menor que o pago, e promover a concorrência leal entre os estabelecimentos. As equipes de fiscalização também inspecionam dispensers de GNV, extintores de incêndio e a venda de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo).
Segundo o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, a operação busca "garantir que o consumidor baiano receba exatamente o que paga na hora do abastecimento".
“O Ibametro está mobilizado para garantir que o consumidor baiano receba exatamente o que paga na hora do abastecimento. Essa é uma ação estratégica para reforçar a confiança do cidadão e promover a concorrência leal entre os postos”, destacou o gestor.
Os postos que forem pegos em situação irregular podem ser notificados e enfrentar sanções que variam de advertências a multas de até R$ 1,5 milhão.
Como denunciar
As denúncias podem ser registradas por consumidores que suspeitarem de irregularidades na Ouvidoria do Ibametro por meio do número 0800 071 1888. A ligação é gratuita.















