Feira Literária celebra saberes quilombolas no Recôncavo
- Redação BA071
- 2 de out.
- 1 min de leitura

O Instituto Mãe Lalu promove, de sexta-feira (3 ) até domingo (5), a 4ª edição da LITERARTE INTERCULTURAL: Vivências e Saberes Quilombolas em Cachoeira, no Recôncavo Baiano. O evento, que integra o macroprojeto “Vamos Todos Cirandar”, é uma feira literária e cultural focada no fortalecimento da identidade e dos saberes tradicionais das comunidades da Bacia do Iguape.
Com o tema “Vivências e Saberes Quilombolas”, a feira busca um encontro intercultural, valorizando a resistência negra e as práticas educativas ancestrais. A programação é diversificada, organizada em estações temáticas que incluem poesia, teatro, música, moda, literatura e contação de histórias, promovendo a leitura e o protagonismo infantojuvenil.
O evento será aberto com uma grande roda interativa, seguida por mesas temáticas, oficinas e lançamentos literários com autores locais. Um dos momentos importantes será a inauguração da Biblioteca Tenda Rosal e a presença da Fundação Pedro Calmon com a ação “Leve e Leia”.
A LITERARTE também terá uma feira gastronômica e artesanal organizada pela Associação de Mulheres Quilombolas e Marisqueiras do Vale do Iguape, com produtos locais. Além disso, haverá um posto de coleta de doações para o Programa Bahia Sem Fome.
O projeto é realizado com o apoio do Governo da Bahia, através do Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (Programa Bahia Literária), além do apoio cultural do IRDEB (Rádio Educadora FM e TVE Bahia).















