Brasil lança nova moeda para transações digitais
- Redação | BA071

- 8 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Operação começa em setembro

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou na última segunda-feira (7) a nova moeda brasileira. Chamada de Drex, a moeda será operada exclusivamente em formato digital, funcionará como uma versão eletrônica do papel-moeda e pretende ampliar as possibilidades de negócios e estimular a inclusão financeira.
A ideia, segundo o BC, é que o Drex comece tenhas as primeira operações iniciadas em setembro e seja usado no atacado para serviços financeiros, funcionando como um Pix – sistema de transferências instantâneas em funcionamento desde 2020 – para grandes quantias e com diferentes finalidades. O consumidor terá de converter reais em Drex para enviar dinheiro e fazer o contrário para receber dinheiro.
Embora possa ser considerado primo do Pix, por permitir pagamentos instantâneos entre instituições financeiras diferentes, o Drex funcionará de maneira distinta. No Pix, a transferência ocorre em reais e obedece a limites de segurança impostos pelo BC e pelas instituições financeiras. No Drex serão permitidas transações com valores maiores.
Serviços que poder ser pagos com Drex:
Serviços financeiros em geral
Transferências;
Consórcio de casa própria habilitados pelo Banco do Brasil;
Compra e venda de veículos em contratos inteligentes.















