top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Lula compara polarização política a clássicos do futebol e projeta "ano da verdade" em 2026


Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Durante a última reunião ministerial de 2025, realizada nesta quarta-feira (17) na Granja do Torto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a polarização política impede que os resultados positivos do governo sejam plenamente reconhecidos pela população.


Utilizando uma metáfora esportiva, Lula comparou a rivalidade entre eleitores à de grandes clássicos do futebol, como Corinthians e Palmeiras ou Flamengo e Vasco, onde as posições raramente mudam.


"Conseguimos terminar o ano em uma situação amplamente favorável, embora isso não apareça com a força que deveria aparecer nas pesquisas de opinião pública, porque existe uma polarização política no país: é como se fosse Corinthians e Palmeiras, Ceará e Fortaleza, Grêmio e Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro, Flamengo e Vasco. Tem uma rivalidade em que ninguém muda de posição a não ser em momentos extremos", afirmou.

O presidente admitiu dificuldades na construção de uma narrativa que chegue eficazmente ao povo e destacou que 2026 será o "ano da verdade". Na abertura do encontro, Lula também mandou um recado aos ministros que pretendem disputar as próximas eleições: pediu empenho total para que saiam vitoriosos em seus pleitos. Segundo ele, o ciclo de anúncios de grandes políticas sociais está praticamente concluído.


"Eu tenho impressão que nós ainda não conseguimos a narrativa correta para fazer com que o povo saiba fazer uma avaliação das coisas que aconteceram nesse país. O dado concreto é que o ano eleitoral vai ser o ano da verdade. Temos que mostrar quem é quem neste país", continuou. 

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page