top of page
54.png
Imagem do logotipo da empresa BA071

Relação estremecida entre Rui e Wagner cria disputa em bastidores do PT na Bahia

Indicação de nomes para disputar Prefeitura de Salvador está entre os motivos, afirma site

ree

Foto: Folhapress


A relação entre os ex-governadores da Bahia Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT) parece estremecida. Segundo informações publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo no último domingo (18), o ministro-chefe da Casa Civil, e o líder do governo no Senado, respectivamente, tomaram caminhos distintos e travam uma guerra fria com disputa de bastidores na Bahia e também no núcleo duro do governo Lula.


Segundo o jornal, o racha entre os correligionários teria iniciado ainda no primeiro mandato de Rui Costa, quanto o Jaques Wagner, que ajudou a elegê-lo, optou por se distanciar para que Costa fosse tivesse autonomia na tomada de decisões do mandato.


O afastamento teria ampliado, ainda segundo o site, com as movimentações de Costa para renúncia ao cargo e entrega ao então vice-governador, João Leão (PP), para concorrer ao cargo de Senador em 2022. Além disso, as articulações de Costa para indicar a sua esposa, Aline Peixoto, como conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios, cargo vitalício com salário de R$ 42 mil. À época, Wagner criticou a indicação a aliados e, depois, disse em entrevista que não concordava com a indicação da esposa do aliado.


Outro ponto que tem provocado divergência entre os caciques do PT na Bahia é o nome que disputará a Prefeitura de Salvador pela base do governo. O ministro-chefe da Casa Civil sinalizou pela indicação do atual presidente da Conder, José Trindade (PSB), que acabou desistindo de concorrer à prefeitura. Do outro lado, Wagner advoga pelo nome do deputado estadual Robinson Almeida, já anunciado pelo PT municipal como pré-candidato, ou apoie o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que tem buscado musculatura ao redor do seu nome para disputar o cargo.


A publicação ainda pontuou que, apesar das tensões, aliados dos petistas descartam um possível rompimento entre ambos, pois consideram que seria um movimento prejudicial para suas imagens e criaria instabilidade na base de Jerônimo Rodrigues.

Site de Notícias BA071 | Todos os direitos reservados - 2021 / Copyright ©

bottom of page