Psol desembarca de conselho político e determina renúncia de cargos no governo Jerônimo
- Redação | BA071

- 18 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Com a saída, Kleber Rosa foi anunciado pré-candidato à prefeitura de Salvador em 2024

Foto: Reprodução/Internet
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) decidiu, durante 8º Congresso Estadual, realizado no último domingo (17), que se afastará da base que compõe o governo de Jerônimo Rodrigues (PT). Com a decisão, o partido deixa o Conselho Político do governo, além de cargos de confiança que ocupa.
“Essa decisão da militância do PSOL retoma uma postura de independência que se alinha com a história e a luta do partido, pois ainda que a gente tenha contribuído com a eleição desse governo para evitar o retorno do carlismo, não pactuamos com sua política ambiental, com a política de segurança de extermínio da população negra e com os ataques constantes aos serviços e servidores públicos”, disse o deputado estadual Hilton Coelho ao Bnews.
Ainda segundo publicou o site, a decisão considera o fato de o Conselho Político do Governo ser "um espaço artificial, criado para transmitir uma aparência democrática". A decisão determina que, todos os militantes que ocupam cargos de confiança no governo Jerônimo, entreguem suas cartas de renúncia, sob a pena de suspensão da condição de filiado.
Com a saída do Conselho Político, o partido formalizou a pré-candidatura de Kléber Rosa à Prefeitura de Salvador, em 2024.
Em resolução, o Psol afirma que "o canal de diálogo programático aberto junto ao Governo, infelizmente, não se traduziu na escuta às demandas sociais apontadas pelos movimentos. Ao contrário, Jerônimo manteve a prática de governabilidade de seus antecessores, Rui Costa e Jaques Wagner, com as velhas oligarquias baianas”, diz a resolução.















