Aliados pedem que Adolfo apresente PEC que possibilite sua reeleição para presidência da AL-BA
- Redação | BA071

- 5 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Menezes está em seu segundo mandato e foi autor de PEC que proíbe reeleição

Foto: AL-BA
Deputados aliados ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), defendem que o parlamentar protocole uma Projeto de Emenda a Constituição (PEC) que possibilite a sua recondução ao cargo. As informações foram publicadas pelo site Política Livre nesta terça-feira (5).
Conforme disse a fonte ao site, maioria dos parlamentares defende sua recondução à presidência, sob o argumento de que o atual presidente conduz a Casa Legislativa com equilíbrio, tem controle sob o Orçamento e não representa risco ao Poder democrático.
O deputado, no entanto, foi autor da PEC 150, que impede a reeleição dentro de uma mesma legislatura. O parlamentar tem dito à imprensa que só concorrerá ao terceiro mandato se houver apoio do Estado e das lideranças partidárias.
Imensamente satisfeita com a gestão de Adolfo, a maioria não titubeia, em conversas com a imprensa, em defender que ele seja reconduzido à presidência ao fim de seu mandato na mesa diretora, que só acaba daqui a mais de um ano.
Os deputados argumentam que Adolfo conduz a Assembleia com equilíbrio, tem controle sobre seu Orçamento e não representa qualquer risco para o perfil essencialmente democrático do Poder, o que justificaria sua recondução.
Também alegam que uma troca de comando numa estrutura como a da Assembleia sempre impõe rearrumações que produzem stress e às vezes alteração na correlação de forças internas, mudanças que ninguém hoje quer pagar o preço para ver acontecer.
Por este motivo, sugerem que ele apresente pessoalmente a PEC ou autorize imediatamente colegas a tomarem a iniciativa de protocolarem a proposta e aguarde até a eleição para avaliar se é conveniente ou não concorrer.















